Comprar um imóvel é sempre a realização de um sonho, mas na hora de definir o tipo de moradia, é comum se perguntar: qual é a melhor opção para morar, casa ou apartamento?

Para fazer esta escolha deve-se ponderar pontos como: espaço, lazer, garagem, bairro, segurança, valor, conforto, entre outros itens. Morar em apartamento requer aceitar regras de convivência, mas em compensação, alguns moradores se sentem mais seguros.

Antes de fechar qualquer negócio, faça uma lista de vantagens e desvantagens e escolha a opção que corresponda aos seus sonhos e estilo de vida. As diferenças entre morar em uma casa ou um apartamento são grandes, por isso, veja abaixo os 06 motivos que podem te ajudar na escolha por morar em um apartamento.

  1. Segurança  

Para pessoas sozinhas ou que viajam muito, apartamento pode ser a opção mais segura. É claro que isso depende muito do investimento de segurança do condomínio, pois nem todos possuem o serviço de monitoramento de câmeras, portões eletrônicos, cercas e portaria 24 horas. Portanto, caso esteja procurando morar em um apartamento por conta da segurança, fique atento a esses detalhes.

A portaria 24 horas talvez seja o principal item de segurança disponível na maioria dos prédios e condomínios. Além de inibir qualquer ação de bandidos, os funcionários da portaria tem o dever de cadastrar todos os visitantes, restringir ou autorizar o acesso ao condomínio e monitorar as áreas comuns por meio do circuito interno de TV.

2. Espaço para convivência e área de lazer

Para quem tem crianças, os condomínios disponibilizam possibilidades de fazer novas amizades. As crianças podem interagir umas com as outras e brincar em um local seguro e vigiado por todos. Os espaços públicos de convivência, como a piscina, área de churrasco e pátio, fazem com que você tenha maior proximidade com os seus vizinhos e proporcionam um ambiente favorável para realizar novas amizades.

    3. Economia em custos

Algumas famílias optam por morar em um apartamento inicialmente por conta da economia. Comprar ou alugar em determinados bairros é mais econômico. Além disso, o proprietário ou inquilino acaba se deparando com outras economias, graças a utilização de alguns serviços do condomínio, pois não se preocupa com o custo de adquirir ou manter portões eletrônicos, sistema de segurança, academia, piscina, entre outros itens.

   4. Facilidade com a manutenção

As despesas com produtos de limpezas e faxinas são menores. Ao morar em um condomínio você não precisa se preocupar com manutenção de jardim, piscina, itens de segurança e portão eletrônico. Isso se torna mais cômodo, pois caso tenha algum problema, basta reportá-lo ao zelador.

5.  Conhecimento prévio da vizinhança

Ao optar por morar em um apartamento ou condomínio, o futuro proprietário consegue recolher informações sobre a vizinhança antecipadamente. Basta se informar na portaria ou circular algumas vezes nas áreas comuns para perceber como é a qualidade de vida e o conforto das pessoas que moram naquele local. Um casal que possui filhos pequenos, por exemplo, pode escolher um local que possui áreas de lazer mais completas e se certificar se existem muitas crianças naquele local, ou para quem deseja tranquilidade, pode pesquisar antes se aquele local é sossegado.

6. Localização privilegiada no centro 

Na maioria das grandes cidades brasileiras, poucas casas são construídas no centro. Portanto, para quem deseja morar próximo ao centro da cidade, escolher um apartamento pode ser a solução mais adequada. A comodidade de ter tudo por perto, ir aos locais e até mesmo ao trabalho sem precisar utilizar o carro, torna-se uma vantagem para quem busca uma melhor localização.

Na hora de comprar ou alugar, faça uma análise de prós e contras e escolha a opção que melhor condiz com suas necessidades e estilo de vida. Recentemente, fizemos um conteúdo com 06 motivos para escolher morar em uma casa. Essa leitura pode te ajuda a decidir qual melhor opção de moradia para você. Aproveite também para ver a nossa lista de apartamentos para alugar ou comprar em Brasília.

E você, onde prefere morar? Deixe seu comentário, queremos saber o seu ponto de vista.

 

Compartilhar: