A arquitetura comercial é uma área que cresce muito com um motivo bem claro:: empresários do setor estão descobrindo na prática como a arquitetura ajuda a aumentar resultados. E aqui estou falando das vendas, é claro!

O arquiteto que atua neste ramo comercial projeta e executa espaços de trabalho para todos os tipos de  segmentos de negócio. Especialmente fachadas de lojas, quiosques, bares, restaurantes, shoppings, além de interiores de espaços comerciais.

A missão da arquitetura comercial é oferecer uma experiência ao consumidor e não apenas um espaço arrumado e agradável para os clientes.

O consumidor está mais exigente. Ao entrar em uma loja não pensa apenas em comprar. Ele quer uma experiência de consumo agradável e isso quer dizer: conhecer a marca, interagir com os produtos e explorar o ambiente.

O objetivo dos projetos arquitetônicos comerciais é, muito mais que apenas atrair consumidores, é mantê-los interessados desde o primeiro contato com uma marca e, portanto, fidelizar cada um com essa experiência.

Essa prática está ligada à estratégia e aos resultados buscados pelo estabelecimento comercial. No Brasil ainda é normal optar por opções mais econômicas. O potencial do imóvel fica um pouco de lado pelos comerciantes.

E é possível explorar com a arquitetura comercial qualquer tipo de imóvel para todos os ramos, desde pequenos comércios, grandes franquias do varejo, supermercados, farmácias, casas noturnas até escolas e consultórios médicos.

Então se você tem uma pequena loja ou uma grande empresa está mais que na hora de revitalizar a apresentação da sua marca, valores e produtos aos clientes. O seu negócio pode conquistar um diferencial competitivo ao proporcionar uma experiência única.

Grandes marcas mundiais, como por exemplo o LinkedIn, valorizam muito projetos de arquitetura comercial. Mas empresas de todos os portes, as pequenas também, podem e devem investir em um projeto com esse objetivo.

O projeto arquitetônico começa com a experiência pela fachada do ambiente e podem ser percebidos em todas as áreas da empresa.

arquitetura comercial

arquitetura comercial

E além de influenciar o comportamento do consumidor, do posicionamento da marca e dos resultados no fim do mês, os benefícios do design comercial interferem nos resultados da equipe de colaboradores, que trabalha mais motivada.

Criar ou revitalizar a arquitetura da sua loja, consultório ou empresa de TI é um investimento que vale a pena. O retorno pode até ser gradativo, mas é certo!

Confere as dicas para iniciar seu projeto de arquitetura comercial:

  • Pesquise e encontre arquitetos(as) especializados em projetos comerciais. Isso vai acelerar todo processo, porque são profissionais que conhecem normas e leis para projetos corporativos
  • E se você quer alguém com uma visão ampla para desenvolver o seu projeto, procure um(a) profissional que tenha conhecimento em outras áreas, como por exemplo marketing ou vendas
  • Procure e escolha com cuidado empresas que vão realizar o projeto arquitetônico. Isso vai evitar dor de cabeça e prejuízo. Uma empresa idônea e experiente vai executar o projeto com seriedade e competência.

Um projeto de arquitetura comercial bem feito vai surpreender. Além de chamar a atenção pra sua loja e atrair novos consumidores, prepare-se para faturar mais!

E que tal falarmos mais sobre projetos de fachadas comerciais?

Fonte: AGF Soluções e Blog Lopes

 

Compartilhar: