É comum surgirem dúvidas na escolha de um imóvel. Casa térrea, apartamento, cobertura, duplex, cada imóvel possui suas peculiaridades. Para guiar um comprador indeciso, o profissional especialista no mercado precisa compreender as diferenças entre cada um e entender as necessidades do seu cliente. O objetivo é auxiliá-lo para que a compra tenha um resultado assertivo e sem arrependimentos futuros. Diante dessas opções, separamos as que geram mais dúvidas aos consumidores: casa térrea ou sobrado, na hora de comprar ou construir, qual é a melhor opção?

Leia abaixo algumas algumas características e diferenças e escolha a melhor opção para você e sua família.

Nos últimos anos, temos observado cada vez menos espaço para a construção e as alternativas encontradas têm sido a verticalização dos imóveis. A verticalização pode ser observada em diversos tipos de cidades, grandes ou pequenas, algumas por opção e muitas outras por falta de espaço mesmo. Nesse caso, o que ocorre é que muitas vezes os terrenos são pequenos e com o passar do tempo, o imóvel já não comporta a família, necessitando de uma ampliação de espaços. Quando o terreno não permite, a opção é subir mais um ou dois pisos. Diante de todas as possibilidades, vamos descobrir as vantagens e desvantagens das duas opções.

Casa térrea

Não necessita de estruturas muito robustas, o método de construção é mais simples, sendo assim a quantidade do orçamento destinado para materiais de construção, projeto e até mesmo mão de obra fazem com que o preço seja bem mais atrativo. A construção de casa térrea dispensa até mesmo a utilização de andaimes e outros maquinários utilizados em construções de portes maiores e a diferença dessa economia pode até mesmo ser utilizada na decoração do imóvel e nos gastos com acabamento de qualidade superior.

O fato de ter piso único facilita bastante o acesso e interação de pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção, qualquer mudança, limpeza e manutenção é feita com mais facilidade. Muitas famílias optam por essa opção por já possuírem pessoas com dificuldades de locomoção ou simplesmente por já estarem pensando no futuro e as dificuldades que poderão ser encontradas com o tempo.

Vantagens

  • Custo de construção e manutenção: o custo é sem dúvida um dos primeiros atrativos. Afinal, os métodos construtivos são bem mais simples e o custo da mão de obra é também mais em conta;
  • Tempo para a construção;
  • Acessibilidade para idosos, pessoas com deficiência e até mesmo crianças;
  • Praticidade;
  • Facilidade para escolher móveis e fazer suas mudanças.

Desvantagens

  • Terrenos pequenos limitam o tamanho da casa;
  • Pouco aproveitamento do terreno, no caso de terrenos pequenos, deixando pouco ou nenhum espaço para lazer, quintal, área verde, etc.

Sobrado

O sobrado é ideal quando se tem a necessidade de uma casa maior e o espaço do terreno é pequeno, com a construção de mais um pavimento é possível dobrar o tamanho da casa e aumentar o espaço de cada cômodo. Além disso, há uma melhora considerável de privacidade, afinal é possível separar bem as áreas privadas familiares e o espaço destinado para receber visitas.

Os projetos de um sobrado normalmente são bem mais interessantes esteticamente, com o auxílio de um profissional de arquitetura, é possível explorar bem as ideias e transformar o seu lar em uma casa linda e imponente.

Devido às suas necessidades estruturais, fundações, colunas, lajes, etc, o custo é maior. A quantidade de materiais e a mão de obra para execução do projeto podem ser muitas vezes mais caras que o projeto de uma casa térrea. Esse custo chega a ser de 10% a 12% maior, além do tempo para conclusão, que pode aumentar consideravelmente.

Vantagens

  • Maior valorização;
  • Privacidade;
  • Ambientes maiores;
  • Melhor ventilação e aproveitamento de luz natural;
  • Vista, podendo ser até mesmo uma panorâmica, dependendo da localização.

Desvantagens

  • Acesso e locomoção;
  • Manutenção.

Então, qual é a melhor opção?

A melhor opção será sempre aquela que atender melhor as necessidades da sua família e se enquadrar dentro do seu orçamento. As duas opções possuem possibilidades infinitas de projetos arquitetônicos, basta apenas escolher de acordo com o seu gosto, o que se encaixa melhor em suas necessidades. Existem famílias que adoram casas grandes e com uma varanda no alto do seu quarto, porém, outras se sentem mais à vontade em um local sem escadas, mas que proporcione conforto e espaço em seus cômodos.

Faça uma análise e escolha  melhor algo que esteja dentro do seu estilo de vida e das suas necessidades. Pense em como você se vê morando hoje e nos próximos anos e seja feliz na sua opção.  E não esqueça de reservar um espaço para relaxar em uma boa rede, independente de sua escolha.

Compartilhar: