O momento de escolher um imóvel requer muita pesquisa, principalmente no que diz respeito ao preço, pois as comparações são a melhor forma de identificar se o valor que está sendo cobrado pelo imóvel está justo. Ou seja, é importante procurar imóveis similares sob alguns aspectos e verificar se os valores são correspondentes.

Para te ajudar a avaliar o valor do imóvel sem cometer erros, listamos os principais aspectos de comparação. Confira:

Região

Em primeiro lugar, é importante definir qual a região em que você pretende morar. Saber se o bairro é de alto padrão ou não, se tem vista privilegiada, se é um bairro seguro, se a área comercial ao redor atende a todas as necessidades e se há fácil acesso a vias e estações de metrô, por exemplo, são aspectos básicos a serem considerados em comparação a outros imóveis.

Tamanho

Procure saber qual é a metragem do imóvel, o número de cômodos e a quantidade de quartos e suítes existentes. E, a partir de então, compare com imóveis de tamanho similar na mesma área. Para uma análise mais eficiente, informe-se a respeito do valor do metro quadrado na região.

Vizinhança

Pode parecer irrelevante a princípio, mas não deixe de avaliar a vizinhança. Esse é um fator relativo e que influenciará na qualidade de vida de cada pessoa de um jeito diferente.

As pessoas são barulhentas e há crianças ou animais ao redor? A resposta para essa pergunta pode contar muitos pontos positivos (ou negativos!) dependendo do seu estilo de vida. Visite, portanto, o mesmo imóvel em ocasiões diferentes para ter uma noção melhor sobre a rotina em seus arredores.

Idade do imóvel

A idade do imóvel também é um fator influenciador no valor a ser cobrado. Avalie, com o auxílio de um especialista, em que condições ele se encontra no que diz respeito à parte elétrica e hidráulica, como está a pintura do local, se há infiltração ou outros problemas que podem surgir com o passar dos anos. E fique atento, pois, se o imóvel passou por uma reforma recente, isso pode ser agregado ao preço.

Infraestrutura

É importante verificar, durante a avaliação do imóvel, a infraestrutura que cada um oferece:

  • o padrão de revestimento;
  • o padrão de acabamento;
  • a acessibilidade;
  • o número de vagas na garagem;
  • a área de lazer com piscina ou churrasqueira;
  • entre outras coisas.

Tudo isso se reflete no valor da compra.

A infraestrutura tecnológica também é um ponto importante a se avaliar. Verifique se há pontos de tomada o suficiente e se a recepção de rede de celular é boa. Em uma realidade na qual todos vivem conectados, esses detalhes podem fazer a diferença na hora de comparar suas opções.

Deu para notar que os aspectos de comparação são muitos, e levar todos em consideração para analisar o valor do imóvel requer tempo e muita paciência. Mas não desanime!

Lembre-se que é do lugar onde você pretende morar que estamos falando. Sendo assim, quanto mais pesquisa você fizer antes da compra, mais satisfeito você se sentirá em seu novo lar!

Fonte: Blog Credipronto

Se você achou esse artigo interessante, deixe seu comentário abaixo.

Compartilhar: